HOME   -   SOCIAL   -   FOTOS   -   CONTATO
EQUIPES  QUE  JOGAM  NO  CLUBE
A História do Glória FC
"Anos 50" quando ainda jogava sem chuteiras e usava toucas nas cabeças.
Fundado em 05 de março de 1948, o Glória Futebol Clube nasceu de uma simples brincadeira. A responsável pelo feito foi Dona Perpétua, uma professora e, na época, figura conhecida de todos no bairro. Como muitos meninos da redondeza costumavam brincar na rua em frente a sua casa, mas sem as condições ideais, pois muitos não possuíam qualquer brinquedo, ela lançou mão de um velho pé de meia, de uns retalhos de pano, e confeccionou uma bola, a famosa “bola de meia” que já fez a alegria de muita criança e também de alguns marmanjos.

A bola improvisada foi entregue à garotada que não perdeu tempo: armou logo uma pelada que virou rotineira e que foi se tornando cada vez mais organizada. Até que surgiu a ideia de se criar o Glória Futebol Clube, e de se construir um campo na área onde hoje fica a pracinha em frente à fábrica de Chocolates Garoto. Ali o Glória começou a disputar partidas contra equipes que vinham de outros localidades.

Com o crescimento do bairro e a ocupação dos espaços ainda livres, o clube perdeu esse campo e passou a jogar em outros locais. Um deles foi a antiga fábrica de sabão que funcionou por muito tempo na Glória. Outro, um campo construído em uma área no bairro Soteco então conhecida como terreno do Zé Mineiro. Houve também um período em que o time disputou suas partidas em um campo construído em frente à casa de Heraldo, ex-integrante da equipe.

Esse campo ficava no ponto final do ônibus da pracinha do bairro da Glória. Posteriormente foi adquirido uma área de sete mil metros quadrados pelos então  cem sócios do clube, que ficaram conhecidos na época como os “Leões da Glória” onde permaneceu até 1976.

Em 1976, com a construção de um estaleiro de desmonte de navios do grupo NISIBRA ao lado do campo do Glória, o terreno foi negociado e o então presidente do clube, Edelberto Vila Flor, adquiriu uma nova área, desta vez no bairro Divino Espírito Santo, onde foi construído o novo campo e onde o time permaneceu por vinte e um anos.

Em 1997, já no mandato do atual presidente, Deijadir Thomaz (Didi), o campo do bairro Divino Espírito Santo foi vendido e, com o dinheiro, adquiriu-se uma área maior, de vinte um mil metros quadrados, no Bairro Darly Santos, pra onde o Glória Futebol Clube se transferiu. Nesse local vem sendo construída a sede social e esportiva do clube, que hoje conta com um campo de futebol oficial com iluminação, além de dois campos de futebol soçaite, um campo de bocha e uma sede social de quinhentos metros quadrados.

Agradecemos a Jofre Abreu, Nilton Senna o Bambú, Simão,Eraldo, estes sócios fundadores e Celso Vasconcelos, Fernando topo gigio, Nitinga, Miúda, sócios mais atuais e Cicinho, Atleta da antiga pela confiança na aposta da nova área na Darly Santos.


Desde sua fundação o Glória Futebol Clube já teve como presidente:  Sr. Garcia, pai de Mauro Garcia, Jofre Abreu, Osvaldo Paiva, Anilton Santana Coura, Mário Evandro, Edelberto Vila flor, Celso José Vasconcelos e o presidente em exercicio, Deijadir Thomaz.